segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Moradores afetados por cheia de outubro no RS poderão solicitar FGTS

Esteio e Sapucaia foram atingidos por enxurrada em outubro de 2013. Benefício poderá ser solicitado a partir de segunda-feira (6).


A partir de segunda-feira (6), os moradores de Esteio e Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, afetados pelas cheias de outubro de 2013, poderão solicitar o resgate de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Em Esteio, o titular da conta do FGTS deve fazer o encaminhamento pessoalmente. Quem sacou o benefício após as cheias do mês de agosto não poderá retirar o dinheiro da mesma conta (algumas pessoas têm mais de uma conta de FGTS). O período de pedido do saque foi dividido por região da cidade (consulte no site da Prefeitura de Esteio os endereços beneficiados).

Alagamento Esteio RS (Foto: Daniele Gross/Arquivo Pessoal)Ruas de Esteio ficaram alagadas pela cheia de
outubro (Foto: Daniele Gross/Arquivo Pessoal)
O atendimento será feito na Casa dos Conselhos (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – ao lado da prefeitura municipal) até 24 de janeiro, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30, e nas sextas-feiras, das 9h às 14h. Para fazer a solicitação, o trabalhador deve levar carteira de identidade e CPF,  carteira de trabalho com nº do PIS, cartão do cidadão (para quem possuir) e comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água ou telefone) emitido, obrigatoriamente, entre 23 de julho e 23 de outubro de 2013.
Em Sapucaia do Sul, uma equipe da Defesa Civil passará nas residências das 268 famílias atingidas para fazer o cadastramento. Conforme o coordenador do órgão municipal, Clovis Pereira, foram 15 bairros afetados. Somente os residentes dos endereços poderão solicitar o benefício.
O valor máximo para a retirada é R$ 6.220,00 e os documentos necessários para o resgate o FGTS são RG, CPF, carteira profissional, número do PIS/PASEP do trabalhador e comprovante de residência.  “Após as visitas e entrevistas, a Defesa Civil fará um pré-agendamento com a Caixa Econômica Federal, que fará a liberação do benefício”, explicou o coordenador.
Na ocasião, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, encaminhou à Defesa Civil decreto de situação de emergência. De acordo com o órgão, cerca de 3 mil pessoas ficaram fora de suas casas em função das enchentes. Os arroios Esteio e Sapucaia transbordaram, causando alagamentos nas duas cidades.
Fonte: G1 - Rio Grande do Sul
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...