quinta-feira, 10 de julho de 2014

FGTS: Mais de 2 mil criciumenses comparecem para retirar o benefício

A fila no Centro de Eventos José Ijair Conti começou às 22 horas dessa terça-feira, dia 8

Nesta quarta-feira, dia 9, começaram os cadastros para aqueles que precisam retirar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A liberação é destinada aos moradores de Criciúma que foram diretamente atingidos pelas chuvas durante o primeiro trimestre deste ano. Até sexta-feira, dia 11, somente pessoas que fazem aniversário em janeiro e fevereiro devem comparecer ao Centro de Eventos José Ijair Conti para a entrega dos documentos.
Nesta manhã, mais de duas mil pessoas aguardavam na fila para solicitar a retirada do benefício. Segundo o coordenador da Caixa Econômica Federal, José Dercílio, responsável pela recepção, nessa terça-feira, dia 8, já haviam pessoas esperando para serem atendidas. “Este primeiro dia tem mais gente do que imaginávamos. Ontem, seis casais já aguardavam na fila, porém, três deles não tinham os documentos necessários e foram embora”.
O coordenador explica que este primeiro dia será um período de organização e adaptação do sistema de atendimento. “A partir desta quarta-feira iremos aperfeiçoar o atendimento e, posteriormente, buscaremos o melhor para agilizar o processo. Por exemplo, temos 15 atendentes para receber a documentação, mas com essa demanda alta vamos precisar aumentar para 20 ou 25”, destaca.
Ainda segundo Dercílio, a quantidade de pessoas no Centro de Eventos surpreendeu. "Estamos preparados para atender todos eles. Ontem, fizemos uma simulação para treinar o processo e deixar tudo sob controle”, lembra. No total, 90 pessoas trabalham no atendimento. São 80 profissionais do município, sendo 30 estagiários, e 10 profissionais da Caixa Ecomômica.
O aposentado Olinto Tessmann usará o dinheiro para investir. Ele fala que, apesar da fila, foi bem atendido. “Gostei do atendimento. Esperei cerca de uma hora, mas deu certo”. Já a professora Ana Lúcia de Souza Silva vai aproveitar o benefício para pagar contas pendentes. “O muro da minha casa caiu com a chuva do início deste ano. Nós já reconstruímos, mas essa construção gerou algumas dívidas que precisamos cobrir”.
Entenda como receber o dinheiro – Esse primeiro período é para cadastrar as pessoas que pretendem retirar o benefício. A população poderá entregar os documentos até o dia 1° de agosto. O dinheiro não será pago no local. A quantia será entregue de duas formas:
Depósito em 30 dias – Aqueles que possuem conta na Caixa ou possuem o Cartão Cidadão, o depósito é feito nestas duas contas em até 30 dias.
Recebimento no caixa por meio de senha – Aqueles que não possuem conta na Caixa nem Cartão Cidadão, vão receber uma senha na hora da entrega dos documentos. Essa senha vai orientar o dia, a hora e a agência que a pessoa deve retirar o dinheiro. Ao todo, são cinco agências para o saque: uma agência nos bairros Rio Maina, Comerciário e Próspera e duas no Centro.

FONTE: Engeplus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...