segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cliente pode acompanhar financiamento habitacional no site da Caixa

Ferramenta disponível no portal do banco foi acessada mais de 300 mil vezes entre abril de 2013 e setembro de 2014.

Uma ferramenta disponível no portal da Caixa Econômica Federal tem permitido que as pessoas que deram entrada nos papéis para a contratação de um financiamento habitacional possam ter informações sobre o processo, sem precisar ir até uma agência. 


Para acessar o serviço, bastar abrir a página de habitação do site da Caixa clicar em serviços e, em seguida, no ícone acompanhe seu financiamento. O cliente deverá informar o CPF ou CNPJ, data de nascimento e número da proposta. Se estiver com todos os dados em mãos, é só clicar em confirmar e visualizar como está o andamento do financiamento.

De acordo com o tipo do financiamento, o mutuário terá respostas sobre a situação da proposta, a análise dos documentos, a avaliação de crédito, o cadastramento dos participantes da operação de crédito imobiliário, além da liberação dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), caso esteja em uso na transação.

Documentação e FGTS

No serviço de acompanhamento da proposta, existem várias abas para que o futuro mutuário possa consultar a situação do seu processo de financiamento. A aba sobre a situação da proposta informa se o financiamento está em análise, se foi aprovado (já com a data para a assinatura do contrato) ou se a proposta foi rejeitada.

No item que trata do imóvel, o candidato ao financiamento poderá obter informações sobre a posição da área de engenharia da CAIXA na avaliação do imóvel que quiser comprar ou construir. Se tudo estiver certo, o cidadão será informado de que a análise foi concluída pela equipe da Caixa e do valor em reais liberado. 

Uma outra área traz informações sobre a utilização dos recursos da conta do FGTS na operação. Quando é autorizada a utilização do dinheiro do FGTS, o cliente é informado do valor em reais. Se o pedido for negado, o mutuário deve procurar o local em que pediu o financiamento para saber a razão.

Caso haja qualquer pendência ou restrição em qualquer uma das etapas, o cliente será avisado pelo sistema. Nesse caso, terá que ir a uma agência da Caixa ou correspondente CAIXA Aqui para esclarecer o que houve. De abril de 2013 a setembro de 2014, a ferramenta que permite a consulta aos processos para a contratação de financiamentos habitacionais já foi acionada 347 mil vezes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...