quinta-feira, 4 de julho de 2013

Adicional de 10% do FGTS pode financiar Minha Casa Minha Vida

Pelo projeto do deputado Arthur Lira, os recursos serão utilizados para financiamentos

O adicional de 10% de multa sobre o Fundo de Garantia, que é cobrado do empregador em caso de demissão sem justa causa e que poderia ser extinto em votação na próxima semana, ganhou uma sobrevida com um projeto do deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Partido Progressista (PP) na Câmara dos Deputados.
Lira protocolou o projeto nesta quinta, 27, e já combinou com a liderança do governo que ele será colocado em votação na sessão da próxima terça, 2. Um projeto que acaba com o adicional de 10%, uma demanda antiga dos empresários e defendida como prioritária pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), já estava na pauta da próxima semana. Com o novo projeto, em vez de acabar, o adicional pode apenas mudar de destinação.
 
MINHA CASA.jpg
 
A multa adicional, além dos 40% sobre o saldo do Fundo que são recebidos pelo empregado demitido, foi criada em 2001. O objetivo era recuperar o equilíbrio econômico e financeiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que teve que pagar aos cotistas o ressarcimento do expurgo dos planos Verão, em 1989, e Collor I, em 1990. O rombo, estimado na época em R$ 42 bilhões, já foi zerado em junho do ano passado. Desde então, os recursos têm sido usado para engordar o superávit primário do governo. Em média, as empresas pagam R$ 273 milhões por mês.
 
Pelo projeto do deputado Arthur Lira, os recursos da multa adicional agora serão utilizados para uma subvenção para os financiamentos do Minha Casa Minha Vida.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...