segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Uso do FGTS em imóveis cresce 136% na região de Ribeirão Preto

Dinheiro é para comprar ou amortizar os financiamentos

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma das principais alternativas para quem deseja realizar o sonho da casa própria.
Mas o recurso também pode ser usado para abater parcelas de financiamentos habitacionais ou até mesmo quitar a dívida.
Para Cleyton Veiga Costa, gerente regional da Caixa Econômica Federal em Ribeirão Preto, nos últimos anos as pessoas adquiriram maior conhecimento sobre como utilizar o FGTS e estão mais conscientes, buscando amortizar as parcelas do financiamento.
Prova disso é o aumento de 136% na liberação de valores do FGTS na região neste ano.
Em todo o ano passado, a regional do banco liberou R$ 26 milhões para uso imobiliário. Já neste ano, até o fim de agosto, já foram liberados R$ 61,3 milhões.
Taxa
“Como o FGTS é reajustado anualmente em 3% mais a Taxa Referencial (que ficou em 0,2% em 2012), vale a pena usar o dinheiro para abater ou quitar a dívida do imóvel”, diz Costa.
Ele explica ainda que, mesmo se o financiamento não foi feito pela Caixa, é possível usar o dinheiro do fundo para esse abate.
Opção
De acordo Marco Aurélio Luz, presidente da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA), é recomendável manter o FGTS como reserva para quitar a dívida.
Se o mutuário apenas abater parte do financiamento, em um ano, os juros e a correção acabam consumindo o valor reservado.
“Muitos mutuários reclamam que pagaram parte da dívida e, depois de um ano, estava devendo o mesmo valor de antes. Por isso é bom negociar para pagar tudo”, declara o presidente da entidade.
Fonte: A CIDADE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...