sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Financiamentos com verba do FGTS terão novas exigências de qualidade

Decisão foi tomada nesta quarta pelo Conselho Curador do FGTS.
Fundo de investimento do FGTS poderá aplicar em aeroportos, diz governo.


O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decidiu nesta quarta-feira (11) que os financiamentos habitacionais contratados com recursos do Fundo de Garantia terão novas exigências de cumprimento em relação às normas fixadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), informou o Ministério do Trabalho.
"O Inmetro e Ministério das Cidades terão que expedir parecer de qualidade a componentes de obras, sistemas construtivos e projetos de engenharia. O objetivo é dar mais segurança às obras realizadas", acrescentou o governo federal.


O  Conselho Curador do FGTS também autorizou nesta quarta a inclusão de obras em aeroportos como um dos setores passíveis de aplicação dos recursos do FI-FGTS, o fundo de investimentos que opera com recursos do Fundo de Garantia.

O fundo de investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), criado em junho de 2007, tem por objetivo proporcionar a valorização das cotas por meio da aplicação de seus recursos na construção, reforma, ampliação ou implantação de empreendimentos de infra-estrutura em rodovias, portos, hidrovias, ferrovias, energia e saneamento e, agora, em aeroportos. O fundo de investimentos não utiliza recursos das contas vinculadas dos trabalhadores.

Os conselheiros aprovaram, ainda, as indicações dos representantes de cada bancada (governo, trabalhadores e empregadores) para compor o Comitê de Investimento do FI-FGTS, que atuarão a partir de março do próximo ano. "As próximas campanhas de publicidade do Fundo também foram motivo de debate entre os presentes. Eles solicitaram algumas mudanças nos objetivos das peças, com foco no trabalhador, além de sugerir flexibilização de marcas na produção do material gráfico", informou o Ministério do Trabalho.

Fonte: G1 Economia 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...