quarta-feira, 16 de julho de 2014

FGTS poderá ser usado para pagar pensão alimentícia

Projeto de Lei do deputado Márcio França (PSB-SP), que permite o uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar dívida de pensão alimentícia, está sendo analisado pela Câmara dos Deputados. De acordo com a legislação atual, o devedor que não pagar por mais de três meses pode ser preso até que salde a dívida.
Segundo o deputado, a proposta quer garantir em lei um entendimento judicial. Observa que a Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais aceitou pedido de uso do FGTS para pagamento de pensão alimentícia e baseou sua decisão nos princípios constitucionais da proporcionalidade e da dignidade da pessoa humana.

Para o deputado, o projeto poderá reduzir as prisões por falta de pagamento da pensão alimentícia, liberando os espaços nos estabelecimentos prisionais brasileiros. Segundo ele, somente neste ano as prisões pelo não pagamento da pensão teve um aumento de 30% com relação ao ano passado. Em dois meses deste ano foram 923 detenções, uma média de 16,5 por dia.
A proposta tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, caso aprovada vai direto ao Senado Federal, sem precisar passar pelo plenário.
Fonte: Ceará Agora
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...