quinta-feira, 13 de junho de 2013

Caixa amplia benefício de sacar o FGTS em mais seis países da Europa.

A partir dessa semana, brasileiros residentes da Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Portugal e Suíça podem sacar o FGTS
SÃO PAULO - Os brasileiros que moram na Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Portugal e Suíça podem, a partir desta semana, sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sem ter de voltar ao Brasil.
A estratégia, iniciada na Europa em maio de 2012, faz parte de uma parceria da Caixa com o Ministério das Relações Exteriores e já está disponível em mais de 30 postos de atendimento, distribuídos nas comunidades com maior quantidade de brasileiros no exterior. Com a ampliação do serviço, na Europa, o acesso ao FGTS passa a ser facilitado a mais de 2,5 milhões de pessoas.
Além desses países, podem sacar o benefício os brasileiros que vivem na Bélgica, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda e Japão.
Até abril de 2013, mais de 2.900 pagamentos do fundo foram viabilizados aos trabalhadores brasileiros residentes no exterior, o que representa cerca de R$ 27 milhões em recursos liberados.

Como efetuar o saque
Para efetuar o saque do FGTS, o trabalhador residente no exterior deve atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter contrato de trabalho no Brasil, rescindido sem justa causa; ter extinguido o contrato de trabalho brasileiro a termo; ter aposentadoria concedida pela Previdência Social brasileira; estar a três anos ininterruptos fora do regime do FGTS ou possuir conta vinculada ao Fundo sem crédito de depósito por três anos ininterruptos (nos afastamentos ocorridos até 13 de julho de 1990).
A solicitação pode ser feita nos Consulados do Brasil sediados no país onde o trabalhador residir. É necessária a apresentação de documentos pessoais, com foto. A documentação específica pode variar de acordo a circunstância em que o trabalhador solicita o saque.
Fonte: InfoMoney
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...