sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Solicitação de extrato do FGTS gera filas na Caixa

"Oriento para que as pessoas tenham calma pois serão atendidas.” A afirmação é do gerente da Caixa Econômico Federal de Venâncio Aires, Donato Dullius, em virtude dos pedidos de extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A população busca o documento para solicitar a diferença na correção do fundo na Justiça. Ele explica que, na quarta-feira, 6, mais de 500 pessoas estiveram na instituição. Durante a semana, afirma que já foram encaminhados mais de mil. “Como não há prazos, vamos atender da melhor forma possível. Muitas pessoas ainda chegam desinformadas. Aqui fazemos a solicitação do documento.” Dullius destaca que no banco, somente, é feito o encaminhamento do extrato e não as questões jurídicas.


Desde a última semana, os trabalhadores que possuíram valores do FGTS entre os anos de 1999 e 2013 podem recorrer à justiça para solicitar a diferença na correção do fundo que não receberam devido a um erro no cálculo. A Caixa aplica sobre o valor depositado na conta do Fundo juros de 3% e a correçãopela Taxa Referencial (TR), que é aplicada mensalmente. No entanto, a taxa não acompanha a inflação, o que provoca perda financeira aos trabalhadores desde 1999. De acordo com informações, a partir de 1999, começou ser reduzida e diminuiu a remuneração do Fundo.

EXTRATO

Segundo informações da assessoria da Caixa, o cliente tem duas opções para emitir o extrato: ele pode emití-lo por meio do site da instituição e do FGTS pela opção extrato completo. Caso o cliente tenha alguma impossibilidade de acesso ao site, pode optar por solicitar diretamente na agência.  Após a solicitação, recebe o seu extrato no seu e-mail ou na forma de correspondência por meio do Correio.

Fonte: Folha do Mate.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...