segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Trabalhadores acionam Justiça para revisão do FGTS no Sul de MG

Sindicados de metalúrgicos já tem milhares de adesões às reivindicações. Reajuste pode chegar até a 80% do valor do fundo já calculado.


Milhares de trabalhadores do Sul de Minas estão entrando na Justiça pare reivindicar a revisão de valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). As centrais sindicais afirmam que há uma defasagem em relação à inflação desde 1999. De acordo com os advogados, se os pedidos de revisão forem favoráveis, o reajuste pode chegar a quase 80% a mais do que já tem de FGTS.
De acordo com as centrais sindicais, as perdas ocorreram devido à correção inadequada da Taxa Referencial (TR), aplicada sobre os saldos. As ações perdem o recálculo retroativo e que a correção seja feita a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Em Poços de Caldas (MG), o Sindicado dos Metalúrgicos começou com uma campanha com os 5 mil trabalhadores do setor. “Estamos avisando aos trabalhadores, mas a Caixa está demorando para emitir o extrato necessário para que reivindiquemos o reajuste”, disse o presidente do sindicato, Ademir Angelino.
Já em Pouso Alegre (MG), pelo menos 100 trabalhadores do Sindicato dos Metalúrgicos confirmou disposição em buscar os direitos na Justiça. “Já estamos distribuindo panfletos nas fábricas, entre os trabalhadores e houve uma boa adesão. Estamos empenhados em explicar que este é um direito do trabalhador”, pontuou o presidente do sindicato, Adelson Medeiros dos Santos.
Por outro lado, segundo alguns advogados e sindicados, os valores dependem do período e da quantia depositada no fundo. Há casos em que a atualização chega a 88% do valor do fundo, ou seja, se o trabalhador possui R$ 10 mil depositados, ele pode receber até R$ 9 mil a mais.
Contudo, é preciso cautela. “Algumas decisões judiciais em primeira instância foram favoráveis à Caixa Econômica Federal, então, cada caso é um caso. Estou aguardando antes de entrar com as ações dos meus clientes”, esclareceu o advogado Décio Moreira Júnior. 
Quem já se aposentou também está na expectativa como José Sarto. “Eu entrei com uma ação na última semana e espero rever os valores depositados no meu fundo de garantia. Sei o que resultado pode demorar, mas estou confiante e com o reajuste espero conseguir reformar a casa”, comentou.
Vale lembrar, no entanto, que qualquer trabalhador pode solicitar o extrato detalhado do FGTS em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...